Fábricas da Volkswagen  Consórcio de Carros 

Anchieta

Inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959, com a visita do presidente Juscelino Kubitschek, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha.

A unidade, que já produziu veículos como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1 / 2, a Brasília e o Passat, implantou os primeiros robôs na linha de montagem em 1984, com o lançamento do Santana e da Quantum. Em março de 2002, a Volkswagen do Brasil fixou um marco na indústria automobilística nacional, com a inauguração de uma nova fábrica dentro da unidade, denominada Nova Anchieta, que introduziu novas tecnologias e processos produtivos.


Taubaté

Inaugurada em 14 de janeiro de 1976, numa fábrica de Taubaté (SP) é uma das mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo, em termos de tecnologia, e é a segunda maior unidade da Volkswagen do Brasil. Localizada no interior do estado de São Paulo, uma fábrica tem área total de 3,6 milhões m² e 396 mil m² de área construída. 

A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté iniciou as atividades com a produção de peças para a Kombi e o Fusca. Dois anos depois, a planta começou oficialmente a produção de veículos com a montagem em série do Passat. Mas foi em 1980 que Taubaté abriu caminho para uma nova fase no setor automotivo com o início da produção do Gol Geração I com motor 1.3. 


São José dos Pinhais

A fábrica produz os modelos VW Fox e VW T ‑ Cross - primeiro SUV da marca Volkswagen produzido no Brasil-, além do Audi A3 sedan. Com alta tecnologia e processos automatizados, uma unidade paranaense foi pioneira no uso do robô colaborativo, que trabalha lado a lado com os empregados na área de montagem, tornando o processo produtivo ainda mais flexível e seguro

Na Armação, equipamentos de coleta em linha acionam um sistema automático de parada da linha quando os parâmetros apresentam para do especificado.
Já na Pintura, a tinta usada a base d'água garantia excelente qualidade de superfície e menos impacto ao meio-ambiente, o uso do verniz de maior dureza (2K) traz brilho com maior proteção contra os raios UV.
Nos últimos anos, uma área foi preparada ainda para produzir veículos com pintura em duas cores (bi-tone),


São Carlos

Inaugurada em 12 de outubro de 1996, uma fábrica de motores de São Carlos é uma das principais plantas do Grupo Volkswagen. Localizada no interior do estado de São Paulo, uma fábrica tem área total de 730 mil m² e 87 mil m² de área construída.
Ao longo de seus mais de 20 anos, a unidade passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde 1996. Sua área produtiva inclui linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim, além linhas de montagem de cabeçotes e motores. 

A unidade é responsável pela produção dos motores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam os modelos Nivus, Novo Polo, Virtus, up !, Cross up !, Fox, Gol , Voyage, Saveiro Cross, Saveiro , Tiguan, Jetta, Audi A3. Em São Carlos, também é fabricado o consagrado EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos trazidos a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são motores a gasolina.